5 tendências de empreendedorismo para 2021

5 tendências de empreendedorismo para 2021

O ano de 2020 está sendo muito díficil, principalmente para o empreendedores. Foi um ano que vivemos um cenário completamente atípico com a pandemia, com os estabelecimentos fechando e a busca por inovação rápida para se adaptar ao novo cenário.

Ainda assim, empreender tem sido uma atividade muito procurada pelas pessoas por diversos motivos. Porém é importante ressaltar que o empreendedorismo apresenta novos e diários desafios a medida que as novas tendências vão aparecendo durante os anos.

Muitas tendências surgem diariamente e pensando nisso, hoje resolvemos trazer as 5 principais tendências de empreendedorismo para o ano de 2021:

1- Empreendedorismo digital

É uma realidade que o comércio on-line tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Para além de vendas em redes sociais, apps menores ou de grandes marcas ou e-commerces falamos aqui no sentido abrangente do potencial de utilização do ambiente digital para os negócios. Com a ascensão de novas tecnologias específicas, o empreendedorismo digital faz crescer startup como as “techs focadas em preencher lacunas deixadas por soluções “convencionais”. 

Além disso, vale a pena ficar de olho no mercado dos infoprodutos que também não para de se diversificar, com direito à eBooks de diversos temas, cursos on-line, e outras soluções que conseguem ter uma escalabilidade grande quando espalhadas na rede. Seu caráter promissor enquanto tendência vem do baixo custo de produção e também divulgação.

2 - Mercado “healthy” e sustentável

Há uma importante tendência no país de revisar os hábitos de consumo em vários aspectos da vida, mas sempre com enfoque na preocupação com o impacto ambiental e social das escolhas do cotidiano. Quando o assunto é a adoção de um lifestyle mais natural, seja no grupo dos vegetarianos, veganos ou em quem busca alternativas para consumo cruelty free, o Laboratório de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP) comprova a aposta evidenciando que o mercado dos cosméticos naturais já cresce de 8 e 25% ao ano no mundo todo.

Mais reforço vem do segmento de alimentação saudável, embasados por levantamentos como o divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), apontando que oito em cada dez brasileiros afirmam se esforçarem para ter uma alimentação mais saudável. Além disso, 71% dos entrevistados na pesquisa destacaram a preferência por produtos mais saudáveis, e que pagariam um valor mais elevado para esse tipo de consumo.

Com o setor de produtos saudáveis movimentando cerca de R$ 92,5 bilhões no país, e uma expectativa de crescimento de 3% ao ano até 2022 já está mais do que claro que essa tendência deve ser observada de perto pelos empreendedores.

3 - Produtos artesanais

Essa tendência vem da busca dos consumidores cada vez maior pela sensação de pessoalidade trazida por soluções personalizadas e de nicho. Cervejas e cafés artesanais, com crescimentos significativos nos últimos anos nos apresentam também ao conceito de “círculo de consumo local”.

A proposta destaca o apoio aos pequenos comerciantes e os empreendedores mais próximos à comunidade com uma mentalidade de incentivo motivado pela conveniência da proximidade e atendimento. Assim, podemos ter claramente o mercado artesanal como tendência de mercado para empreender nos próximos anos, principalmente pela exclusividade.

4 - Apps e tecnologias inovadoras

Não poderia faltar nesta lista de tendências de mercado para 2021 o que todos os empreendedores já estão cansados de saber: invistam em apps e não deixem de ficar atentos às tecnologias disruptivas. Com todas as facilidades e possibilidades promovidas pelos aplicativos, a adoção de um app nos negócios acabou se tornando uma tarefa cada vez mais comum em diversos segmentos. 

Quando pensamos em disrupção logo nos vem à mente Nubank, Airbnb, Netflix, Uber, dentre outros, justamente por quebrarem uma cadeia e oferecerem soluções fora da caixa tradicional. Contudo, é possível pensar nessa tendência sem ir tão longe nessas gigantes, basta apenas observar o conceito a partir da inovação dentro da forma como seu mercado funciona hoje. 

De Internet das Coisas, Inteligência Artificial chatbots à busca por voz aplicada aos mecanismos de busca, a disrupção e o uso de apps já vêm mostrando o potencial há bastante tempo. Não deixe de conferir mais a respeito e inove!

5 - Franquias e microfranquias

Considerada uma das apostas mais segura para empreendedores de diversos perfis e também dos mais novos aos experientes, as franquias ganham um lugar especial na lista de tendências de mercado para empreender em 2021 e esse lugar é recorrente. Graças aos padrões estabelecidos previamente no modelo, o franqueado consegue investir com confiabilidade e muito mais garantias. 

Dados coletados nos últimos anos pela Associação Brasileira de Franchising mostram que o mercado de franquias está em ascensão e sempre em perspectiva de aumento. Assim, firma-se praticamente como um dos pilares da nossa economia injetando lucro e ânimo no empreendedorismo nacional. 

Um dos principais destaques que justificam isso é o fato da franquia ser, sem ´dúvidas, uma excelente opção para abrir um negócio utilizando uma marca já conhecida e validada no mercado. Como todos os mercado, existem riscos mas nesses casos há uma grande redução nas possibilidades e margem de erros. O importante suporte da marca franqueadora, utilizar um nome consolidado, contar já com um público já firmado e potencial bem mapeado reiteram a importância de ficar de olho nessa tendência.(fonte:heypeppers)